Angola exportou mais de 100 milhões de barris de petróleo em 2023


Um total de 103,1 milhões de Barris de Petróleo Bruto foram exportados por Angola, no quarto trimestre de 2023, num valor de 8,63 mil milhões de dólares, informou, esta quarta-feira, o secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, durante a cerimónia de apresentação das realizações do 4º trimestre do mercado de Petróleo Bruto.

Foto: DR

Segundo o governante, à semelhança dos trimestres anteriores, a China foi o principal destino das exportações do petróleo bruto angolano com 52,82%, seguindo-se a Espanha com 8,02%, a Holanda e a Índia com 6,63% e 6,49%, respectivamente.

José Barroso, disse ainda que os dados preliminares mostram um total de 386,42 milhões barris de petróleo bruto exportados, a um preço médio ponderado de 81,3 dólares por barril, que correspondem a um valor bruto de aproximadamente 31,4 mil milhões de dólares norte americanos, sendo a China o principal destino das exportações do ano, com cerca de 57%. E impactaram positivamente na estabilização do preço no mercado internacional, a extensão dos cortes de produção definidos pela Arábia e a Rússia, até ao final de 2023, e os conflitos armados entre Israel e o Hamas e entre a Rússia e a Ucrânia.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *