Designer angolana “Agata Reis” indicada ao “BEFFTA Awards 2013” no Reino Unido


A designer angolana “Agata Reis”, continua a brilhar no mundo da moda no Reino Unido. Depois de ser tornar a primeira criadora angolana a desfilar na Semana da Moda Africana da capital britânica, a designer foi indicada na categoria “Melhor Estilista da comunidade Negra no Reino Unido”, no Black Entertainment Film Fashion Television and Arts (BEFFTA Awards 2013). O anúncio ocorreu recentemente no site oficial da BEFFTA.

Agata Reis nas passarelle da Semana da Moda Africana
Modelo desfilando roupa da colecção com Agata Reis nas passarelle da Semana da Moda Africana

A colecção da angolana “Agata Reis” foi uma das principais atracções da Semana da Moda Africana de Londres (AFW). Com o tema de apresentação da cantora angolana de afro house , Maya Zuda “Simba we”, a estilista pretendia levar uma sonoridade diferente e queria apresentar o estilo angolano moderno. Com está apresentação Agata assegurou a sua presença na próxima edição da Semana da Moda Africana em 2014.

Formada em moda pela  University For The Creative Arts, e radicada na capital britânica, destino da diáspora familiar, Agata confessa que o facto de ter sido a primeira e única angolana na AFW – que este mês assinalou a 3.ª edição – aguçou-lhe o sentido de pátria.

Depois da grande estreia, Agata foi destaque na imprensa britânica pela BBC, que incluiu a colecção da angolana numa galeria online dedicada ao evento.

A recém-conquistada visibilidade garantiu a designer angolana a indicação para o Black Entertainment Film Fashion Television and Arts (BEFFTA Awards 2013), na categoria “Melhor Estilista da comunidade Negra no Reino Unido”.

Agata Reis

Agata Reis adiantou-nos que já trabalhou nos bastidores da Semana da Moda de Londres, no apoio a vários designers, recorda a criadora, que antes de se introduzir no mercado fez questão de percorrer as diferentes áreas do negócio, da fotografia ao guarda-roupa, passando pelas Relações Públicas.

Hoje Agata é proprietária da Creative Enterprise, microempresa lançada em Março deste ano, a estilista, desenvolve o potencial da marca Agata Reis sem perder de vista a responsabilidade social.

Aliás, conforme explica a empresária, a presença na AFW surgiu a partir do projecto Barnets Creative Enterprise Social Club.

Sempre tive como meta o trabalho comunitário, por isso decidi fundar este clube em Barnet, a zona onde vivo, revela, adiantando que esta estrutura promove, através da moda, a educação dos mais jovens e o apoio a desempregados, da mesma forma que permite angariar fundos para acções locais.

Agata Reis shunshine collection by areis

O resultado, que este ano foi coroado com a participação na AFW, permite levantar a ponta do véu da primeira grande colecção de Agata Reis, intitulada Sunshine (Raio de Sol).

A designer não esconde a ambição de, um dia, vestir todos os homens, mulheres e crianças de África. A começar por Angola, a pátria que aprendeu a desbravar à distância.

Educada pela sua família a viver no estilo angolano, com grandes festas, almoços prolongados, boa música, comida, enumera a estilista, orgulhosa de construir uma nova herança a partir deste mosaico de influências.

Sou uma mistura de dois mundos (Angola e Inglaterra), e a minha colecção reflecte a minha história: gira em torno do ideal de superação e da expressão da verdadeira identidade. Veja mais fotos:

[new_royalslider id="23"]

Para votar basta acessar o link: http://beffta.com/voting e votar na categoria Fashion Designers 2. Best Famale Fashion Designer ……1 opção….. “AGATA REIS”


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *