Covid-19:Pessoas assintomáticas não são infecciosas, diz estudo


De acordo um estudo feito em Wuhan, na China, os portadores assintomáticos do vírus Covid-19 não são infecciosos.

O estudo foi feito em cerca de 92,9% de pessoas daquela cidade onde alegadamente surgiu a Covid-19, não tendo evidência de transmissão de pessoas positivas assintomáticas para contactos próximos rastreados.

Os estudos anteriores demonstraram que sob indivíduos assintomáticos infectados com o vírus SARS-CoV-2 eram infecciosos, podendo posteriormente tornar-se sintomáticos, mas no presente estudo, a cultura do vírus foi realizada em amostras de casos positivos assintomáticos, e não foi encontrado nenhum vírus SARS-CoV-2 viável, ou seja todos os contactos próximos dos casos positivos assintomáticos tiveram resultados negativos, indicando que os casos positivos assintomáticos detectados neste estudo provavelmente não eram infecciosos.

Por outro lado, a cultura de vírus de laboratório existente e os estudos genéticos mostraram que a virulência do vírus pode enfraquecer com o tempo, e as pessoas recém-infectadas são mais propensas a ser assintomáticas e com uma carga viral mais baixa do que os casos infectados há mais tempo.

Os investigadores do estudo, alertam que ainda é muito cedo para ser complacente, devido a existência de casos positivos assintomáticos e alto nível de susceptibilidade em residentes em Wuhan.

O estudo também encontrou 107 casos de pessoas que já tinham sido dadas como recuperadas e que voltaram a dar positivo, de forma assintomática, nos novos testes. Mas também essas não tinham infectado qualquer contacto próximos.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *