Conheça a história de superação de Jason Arday, professor universitário que aprendeu a ler e escrever aos 18 anos


Um homem conhecido por Jason Arday, tornou-se um dos assuntos mais comentados na internet, após partilhar a sua história de superação. Diagnosticado com autismo, aprendeu a falar aos 11 anos e a ler e a escrever aos 18, hoje aos 37, tem dois mestrados e um doutoramento, é potencial candidato a professor na Universidade de Cambridge.

Foto: Reprodução CNN Portugal

A caminho de tornar-se no negro mais novo a conseguir um cargo de docente na referida Universidade, Jason Arday, teve por muitos anos um atraso no desenvolvimento geral das suas capacidades, seja na fala quanto na escrita.

Apesar da sua condição, Jason citado pela CNN Portugal, conta que desde cedo, nutriu empatia pelo sofrimento de outras pessoas, o que lhe dava uma vontade de agir em prol do bem de quem precisasse.

Jason Arday, disse que a mãe exigiu mais dele e teve um papel fundamental no seu desenvolvimento, auto-confiança e capacidades. Incentivando-o a ouvir música de todos os géneros e esperava que isso o ajudasse a conceptualizar a linguagem. Já para a leitura e a escrita, foi um amigo e tutor, Sandro Sandri, que o ajudou e o incentivou.

No início, o objectivo de Arday era tornar-se um professor de educação física e fez um curso na área. Mas, à medida que trabalhava como educador, crescendo numa zona que refletia a realidade de desigualdades sistémica, outras ambições começaram a vir-lhe à mente.

Após oito anos, o jovem prepara-se para o cargo que lhe é destinado enquanto professor de Sociologia da Educação em Cambridge. Actualmente, só existem cinco professores negros na referida instituição. O seu objectivo é trazer mais pessoas a chegar em lugares de topo, como o que conseguiu.

“O meu foco é poder democratizar o ensino e abrir portas a mais pessoas que vêm de situações desfavorecidas”, destacou.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *