Ministra da Educação admite existir professores com dificuldades de leitura e escrita na Língua Portuguesa


A Ministra da Educação, Luísa Grilo, admitiu nesta terça-feira, 21 de Novembro, durante uma sessão com os deputados a Assembleia Nacional, a existência de professores com sérias dificuldades de leitura e escrita da língua portuguesa, quando justificava a proposta do bolo financeiro para 2024, no Orçamento Geral do Estado para próximo exercício económico.

Foto: Ministério da Educação

Ao longo da sessão, quando os deputados presentes mostraram-se preocupados com o valor que a proposta apresenta para a formação de professores no próximo ano, a ministra da Educação, admitiu a existência de professores com problemas de leitura e escrita em língua portuguesa.

“As competências linguísticas dos nossos professores reconhecemos que sim, precisamos de trabalhar anualmente no aumento das competências linguísticas e sobretudo comunicativas na língua de ensino (Língua Portuguesa), e por isso agora os candidatos aos magistérios obrigatoriamente têm que fazer um teste de língua portuguesa para que possam demonstrar se são ou não fluentes nessa matéria”, começou por dizer a Ministra.

Já sobre os professores que encontram-se no sistema, Luísa Grilo referiu que a saída passa por formações de capacitação regulares.

Ao finalizar, a Ministra apresentou outra preocupação que é a falta de higiene nas casas de banho das escolas públicas, que segundo fez saber, tem motivado o abandono escolar de muitos alunos, sobretudo meninas.

“A higiene da escola é também um grande desafio que nós temos a vencer, estamos plenamente de acordo que as casas de banho são um dos motivos pelas quais as crianças abandonam precocemente a escola. Temos consciência disso e vamos todos trabalhar neste sentido de manutenção das nossas escolas”, afirmou.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *