Cientista angolana entra para a lista dos melhores do mundo


A engenheira angolana Teresa Victor, entrou nesta manhã de segunda-feira, 03 de Julho, para a lista dos melhores cientistas do mundo, destacados pela Instituição AstraAsia, sob o título “Mentes Brilhantes da Ciência, Tecnologia e Pesquisa numa dimensão global”.

Foto: Reprodução/Jornal de Angola

Teresa é doutorada em Engenharia Química, pela Universidade de Newcastle, no Reino Unido. Desde 2008, a engenheira é professora sênior de Engenharia Química do Instituto Superior Politécnico de Tecnologia e Ciências (ISPTEC).

Em uma entrevista à Rádio Nacional de Angola, a cientista disse que todos os prémios e reconhecimentos científicos granjeados, ao longo de duas décadas de trabalho, são o  resultado do engajamento na investigação científica. “Todos os trabalhos que publiquei passaram a ter notoriedade e reconhecimento a nível mundial”, concluiu.

Teresa Matoso Victor foi galardoada, com mais um prémio, pela sua notoriedade e é, actualmente, uma das referências nacionais no campo das ciências.

Em 2022, Teresa Matoso foi vencedora do Prémio Internacional de Melhor Pesquisa Química e Desenvolvimento de Antibióticos, pela Pesquisa, Produção e avaliação de dois antibióticos de streptomyces coelicolor A3(2), prodigiosina e actinorodina, sob fermentação em estado sólido, usando uma cultura microporosa.

O mesmo galardão foi-lhe concedido em consonância com o World Research Council (WRC), Conselho Mundial de Pesquisa.

 

Por: Edson Cruz


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

2 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Muitos parabéns minha mãe,que essa energia e conhecimento que tu,seja como inspiração para outras pessoas.