Graça Machel vence “Prémio Forbes Woman Africa 2024”


A estadista africana e ex-primeira-dama da África do Sul, Graça Machel, foi galardoada nesta sexta-feira, 8 de março, com o “Prémio Forbes Woman Africa”, pelo conjunto da sua obra em 2024.

Foto: DR

Na gala realizada no Palácio do Imperador, em Joanesburgo, capital de negócios da África do Sul, diante de um salão lotado, Machel dedicou o prémio às mulheres do passado e do presente.

“Foi um longo momento e uma longa jornada. Já se passaram quase oito décadas de minha jornada. E enquanto estou aqui, o que me vem à mente literalmente são as centenas e milhares em todo o continente, em todo o mundo, muitas mulheres, a maioria delas que não estão aqui, mas muitos milhões que são representados aqui por você hoje”, disse a fundadora da “Graça Machel Trust”.

Graça Machel Mandela, nascida em Gaza, Moçambique, é uma política e activista dos direitos humanos. Foi a primeira-dama de Moçambique, desde 1976, quando se casou com Samora Machel, o primeiro Presidente de Moçambique, falecido em 1986. Após 12 anos viúva de Samora, a activista casou-se com Nelson Mandela, o primeiro Presidente negro da África do Sul.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *