Bodiva passa a vender títulos através do portal do investidor em Julho


Todo cidadão poderá ter acesso à compra de títulos de tesouro, a partir do mês de Julho, através do portal do investidor que estará disponível na internet, anunciou hoje, em Luanda, o presidente da Comissão Executiva da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (Bodiva), Patrício Vilar.

O responsável, que falava à margem do 9º Conselho Consultivo do Ministério das Finanças, que decorreu de 21 a 23 deste mês, afirmou que actualmente maior parte dos cidadãos tem de deslocar-se até ao banco para comprar títulos, mas com a entrada em funcionamento deste instrumento electrónico o pequeno investidor terá a oportunidade de fazer esta acção através do portal.

Segundo a Angop, Patrício Vilar esclareceu que, apesar deste instrumento, o processo anterior vai continuar para apoiar os grandes investidores.

O também economista, que dissertou o tema “Os desafios do mercado secundário do valor mobiliário”, referiu que o mercado mobiliário angolano ainda está a dar os seus primeiros passos, sugerindo a resolução dos constrangimentos que impedem o início dos segmentos empresariais, nomeadamente, o mercado de acções e o mercado de obrigações.

 Para o especialista, o processo de privatização das empresas públicas, que começa no segundo semestre deste ano, irá resolver alguns destes constrangimentos, porque é preciso ter algum volume de investimento para atrair os investidores.

Durante três dias, os participantes ao Conselho Consultivo abordaram temas ligados à política fiscal do Orçamento Geral de Estado/2018, Sistema de Controlo Orçamental,  Regularização de Atrasados e a Nova Lei da Concorrência.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *