O Banco Nacional de Angola (BNA) promete «mecanismos financeiros a curto prazo» para uso no estrangeiro de cartões de créditos emitidos por bancos angolanos.
Depois de vários bancos angolanos terem anunciado fortes limitações à utilização de cartões de crédito fora do país, devido à crise cambial pela falta de divisas decorrente da crise petrolífera, o BNA prometeu esta quinta-feira «mecanismos financeiros» que permitam a utilização regular de cartões de crédito fora do país.
«O atual cenário da economia angolana, designadamente no âmbito da execução da política cambial definida pelo governo, tem determinado um maior rigor na afetação dos recursos», destaca, em comunicado, o BNA.
Em causa está a diminuição nos `plafonds´ dos cartões Visa de alguns bancos, quando utilizados no estrangeiro, e até mesmo o cancelamento do cartão Mastercard de, pelo menos, uma instituição bancária angolana, já a partir do final deste mês.
Na mesma nota, o banco central alerta que, de acordo com a regulamentação vigente, «quaisquer alterações que se verifiquem no âmbito dos contratos de emissão de cartões de crédito, devem obrigatoriamente respeitar o prazo de pré-aviso de 45 dias» e a respetiva aceitação do cliente.