Escassez de dinheiro nos ATM e falhas nos sistemas dos bancos cria transtornos aos cidadãos


A escassez de dinheiro nos multicaixas, que se regista nos últimos dias, em quase toda a capital, está a gerar preocupação aos cidadãos que deslocam-se até aos bancos com intenção de levantar dinheiro. Além da falta de dinheiro, os cidadãos dizem ter que lidar constantemente com falhas no sistema dos bancos, algo que tem criado muitos transtornos.

Foto: DR

Segundo constatou o Novo Jornal,  em algumas agências bancárias, a falta de sistema para o atendimento nos balcões tem sido constante e muitos cidadãos suspeitam da escassez de kwanzas. Sendo assim, apesar de tamanha dificuldade que os cidadãos têm enfrentado, a EMIS, empresa que gere os serviços dos multicaixas, bem como o Banco Nacional de Angola, continuam sem dar esclarecimentos face a esta situação.

“O Novo Jornal constatou que desde há duas semanas que os bancos e caixas automáticas têm registado grandes enchentes quando o assunto é fazer levantamentos de dinheiro. Nos ATM, a única coisa que se pode fazer sem dificuldade até agora são transferências e consultas de saldos, que não requerem uma ida ao balcão de um banco comercial. Nem no famoso multicaixa do Banco Sol, no 1.° de Maio, onde existem nove ATM, há dinheiro, para espanto de muitos cidadãos. Seguranças daquela agência contaram que quando colocam dinheiro nos caixas, em menos de duas horas os kwanzas acabam devido à procura”, lê-se na matéria do Novo Jornal.

Portanto, o Novo Jornal contactou a Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), para o devido esclarecimento, e uma fonte ligada a esta instituição adiantou que é responsabilidade dos bancos efectuar os carregamentos nas caixas automáticas ATM’s, pelo que, recomenda questionar ao BNA, que até ao momento não se pronunciou.

 

Por: Irinea Lukombo


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *