Autores e compositores angolanos passam a ser reconhecidos internacionalmente como profissionais


Com o objectivo de dar um passo importante na história dos direitos de autor de Angola, a União Nacional dos Autores e Compositores (UNAC-SA), deu inicio a entrega do IPI (Informação da Parte Interessada), números de identificação internacional únicos para autores e editores (Publishers) do território nacional.

Foto: DR

Com a obtenção de números IPI, os editores e autores angolanos passarão a ser reconhecidos internacionalmente como profissionais, para facilitar a recolha dos seus rendimentos em plataformas digitais como, Youtube, Facebook, Instagram e Apple Music, entre outras, bem como plataformas offline como Rádios e TV’s de outros territórios.

Segundo Zeca Moreno, Presidente da UNAC-SA, que falava durante o evento de apresentação do projecto, no Palácio de Ferro, em Luanda, muitos artistas eram obrigados a viajar para outros territórios a fim de obter este número, mas actualmente poderão poupar dinheiro e tempo, obtendo a solução em território nacional.

“Estamos a caminho da construção da indústria musical angolana, os resultados são visíveis, o mercado musical deve parar de dar prejuízo e dar receitas para todos intervenientes, isso só é possível aplicar as leis nacionais, regras e ferramentas usadas em outros mercados que já estão a funcionar”, frisou ainda Lucioval Gama, Coordenador da Comissão Instaladora da Entidade.

Os autores interessados em obter os números IPI, podem dirigir-se as sedes províncias da UNAC-AS ou acessar o site www.unacsa.ao


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *