Artistas sem carteira serão impedidos de exercer a profissão a partir deste ano


A União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC-SA), informou recentemente, que a partir deste ano será obrigatório o uso da carteira profissional para o exercício da actividade artística. A medida surge para regular o mercado e a profissão, de modo a dar maior dignidade aos artistas, impedindo que alguém se exerça as suas funções sem estar devidamente autorizado.

De acordo o Secretário-geral da UNAC-SA, Eliseu Major, que falou recentemente a imprensa, a organização vai reunir nos próximos dias para aprovar um novo modelo de carteira, para que doravante, e de forma oficial, regular o mercado.

Com esta medida, os artistas que não exercem a actividade como primeira profissão, vão poder ser considerados semi-amadores, semi-profissionais ou amador.

A entrada em vigor da carteira permitirá aos criadores de arte ter a liberdade de fazer contratos com diferentes instituições culturais, se inscrever na Segurança Social, entre outros benefícios.

Recorde-se que em Dezembro de 2021, o regulamento da carteira profissional do artista produzida em 2012, por ser apenas uma emanação da UNAC foi reformulado.

No novo modelo, foi agregado a União dos Escritores Angolanos e União Nacional dos Artistas Plásticos e outros profissionais que compõem as artes. Actualmente o núcleo congrega cinco mil e 500 membros, a maioria dos quais não paga as quotas.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *