Angolanos detidos na Namíbia em esquema de fraude com impostos


As autoridades da Namíbia anunciaram a detenção na capital do país, Windhoek, de 15 angolanos e dois namibianos, suspeitos num esquema de fraude com impostos que poderá ter lesado aquele Estado em mais de sete milhões de euros.

Namibia

De acordo com a imprensa do país, as detenções aconteceram na terça-feira e foram concretizadas por agentes da Comissão Anti-Corrupção da Namíbia, sob suspeita de “fraude” na cobrança e devolução do Imposto de Valor Acrescentado (VAT – Value Added Tax).

As mesmas fontes indicam que a alegado esquema terá lesado o Estado namibiano, ao longo dos anos, em 114 milhões de dólares namibianos (cerca de 7,2 milhões de euros).

As detenções aconteceram na sede do fisco namibiano, em Windhoek, precisamente depois de aquela entidade ter chamado os angolanos para receberem a devolução do IVA alegadamente cobrado.

A polícia esclarece que um dos namibianos detidos é professor no departamento de saúde da Universidade da Namíbia da Ciência e Tecnologia, tendo sido, alegadamente, o contacto com angolanos detidos.

Estão indiciados pela falsificação de documentos e fraude ao Estado namibiano, devendo o tribunal pronunciar-se na quarta-feira sobre a manutenção da detenção.

Este grupo já estava a ser investigado desde o início do ano e as autoridades namibianas não colocam de parte novas detenções neste processo.

AR/Lusa


Gostou? Partilhe com os teus amigos!