Angola recebe últimas 10 locomotivas da GE, estimadas no valor de 430 milhões de dólares


De acordo com o Director Geral do Instituto Nacional dos Caminhos de Ferro de Angola (INCFA), Ottoniel Manuel, a General Electric (GE), já tem em sua posse as últimas 10 das 100 locomotivas encomendadas.

Destinadas para Luanda e Benguela, as locomotivas têm duplo sistema de funcionamento, diesel e eléctrico, e foram adquiridas com financiamento da Agência Pública de Apoio à Exportação do Canadá. Só em 2019, chegaram ao país cerca de 79 locomotivas, 11 ao serviço dos Caminhos de Ferro de Moçâmedes (CFM).

Em declarações à Radio Nacional, Ottoniel Manuel, disse que os caminhos de Ferro de Angola, com a aquisição destas locomotivas, estão potenciados e preparados para dar resposta a um conjunto de cidades que procuram o escoamento de produtos, de e para Angola e, que os mesmos tornam-se ainda mais capazes de dar resposta à procura, numa fase em que o país se prepara para entrar na Zona de Comércio Livre da SADC. Tão logo estejam concluídas as condições técnicas, as locomotivas serão colocadas ao dispor dos usuários do CFL.

Na ocasião, Ottoniel Manuel aproveitou para desmentir, as legações sobre as imagens que circulam nas redes sociais que exibem uma locomotiva supostamente abandonada.

“É uma informação que não corresponde à verdade. É uma notícia sensacionalista. Estes equipamentos chegaram ao país e estão nas oficinas do CFL”, garantiu.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *