Angola passa a utilizar nova vacina contra o cancro do colo do útero


O Ministério da Saúde vai passar a utilizar no final do mês de Maio, uma nova vacina contra o cancro do colo do útero, para reduzir os casos elevados dessa doença, informou, nesta sexta-feira, em Luanda, o secretário de Estado para a Saúde Pública.

Carlos Pinto de Sousa disse que o objectivo da campanha é proteger as pessoas de todas as idades contra doenças preveníveis.

O secretário de Estado para Saúde Pública, frisou que o reforço de algumas vacinas e a implementação de outras, essenciais para muitos doentes, constam entre as prioridades do ministério. Carlos Pinto de Sousa acrescentou, que o país financia, desde 2018, com 100 por cento do OGE, os custos de aquisição de vacinas. “Os depósitos de vacinas centrais e provinciais foram modernizados e contam com um sistema de controlo remoto de temperatura”, referiu.

Em 2011, adiantou, foram incluídas no calendário nacional de vacinação 11 vacinas novas, que permitiram proteger a população contra 15 doenças, algumas delas muito frequentes no país.

A nível das unidades sanitárias, salientou, foi renovada e modernizada  a maioria dos equipamentos de conservação de vacinas, com a entrada em funcionamento de arcas modernas, alimentadas por energia solar.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *