Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis realiza Rastreio do Cancro na Província do Huambo


A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), em Parceria com o Governo Provincial do Huambo e o Clube dos Médicos, deslocaram-se ao Bairro do Dango, município do Huambo, para prestar assistência médica e medicamentosa gratuita, no âmbito do “Projecto de Prevenção do Cancro nas Comunidades”, que se tem desenvolvido nas 18 províncias do Território Nacional pela ANPG em parceria com o Ministério da Saúde.

Foto: Cedida

O projecto oferece consultas e rastreio nas áreas de Medicina Geral, Medicina Interna, Pediatria, Oncologia, Cardiologia, Imagiologia e Ginecologia e Obstetrícia.

Já foram atendidos um total de 812 pacientes dos quais 495 do sexo feminino e 317 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 0 e 90 anos de idade (Crianças dos 0 aos 11 anos: 171. Adolescentes dos 12 aos 17 anos: 64. Adultos: 577 ).

Dentro do projecto, também foram realizados Exames de: Testes Rápido de Malária, HIV, HBSAG (Hepatite B), Urina, PSA, Grupo Sanguíneo, Teste rápido para Sífilis, Chikungunya, Dengue e Glicemia. Os citadinos puderam ainda, usufruir de exames Imagiológicos (Ecografias).

As patologias predominantes foram: Hipertensão Arterial, Malária, Infeções Respiratórias Agudas altas, Febre Tifóide, e outras.

Realizaram-se Consultas Médicas, Rastreio, Testes de diagnóstico e distribuiram-se medicamentos. Os Pacientes suspeitos serão seguidos pelos Hospitais de referência da província e pelo Instituto Angolano de Controlo do Cancro.

Além do Rastreio do Cancro e outras patologias, a ANPG inaugurou também uma Escola no mesmo Bairro, financiada pelos Blocos Petrolíferos.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *