“Semana Rosa”: Mulheres realizam jantar intimista com alerta sobre os perigos do Cancro


A organização do projecto “Semana Rosa Angola”, reuniu várias figuras públicas e personalidades distintas, na passada quinta-feira (25), num jantar saudável e solidário inserido nas festividades da 1ª edição da ‘Semana Rosa’, de modo a alertar a sociedade sobre a prevenção, diagnóstico precoce e os males do cancro da mama.

Num jantar solidário em que marcaram presença personalidades do universo corporativo como a Engª Ruth Mixinge, Secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher, Euclides da Lomba, director Nacional da Cultura, a Miss Angola 2018, Ana Avião, ou ainda a modelo Cael Pascoal, algumas mulheres falaram abertamente sobre as suas  experiências com a doença.

Cael Pascoal procedeu o seu testemunho como alguém que já  viveu na pele a experiência de lidar com o câncer no útero, um assunto que mantinha para si, emocionando todos os presentes na sala. E as emoções e os males causado pelo cancro não parou por ai. A repórter Dalila Prata, que teve que se reerguer de duas perdas de pessoas muito próximas, pela doença, com lágrimas nos olhos, emocionou-se e emocionou a todos com o testemunho ao falar sobre o cancro da mama e a linfoma que levou do mundo dos vivos a sua mãe e o seu marido, motivos mais do que plausíveis que o encorajou a passar o seu testemunho a quem está a viver este mal que diariamente afecta pelo menos uma mulher em Angola.

Durante o jantar, a nutricionista Joanizete Pascoal deu algumas dicas de nutrição e falou sobre os cuidados alimentares que se deve ter para a prevenção do câncer.

O evento que tem como padrinhos, a Miss Universo 2011 Leila Lopes, o artista plástico Guilherme Mampuya, o grupo de humor Tuneza e a apresentadora Patrícia Pacheco, contou com as actuações de Alison Paixão, Edna Mateia, Nilda Catumbela e GM do grupo Zona 5.

A “Semana Rosa Angola” tem como principal objectivo de dar apoio moral e material as instituições que trabalham directamente com os pacientes desta doença, como também estimular a auto-estima daqueles que normalmente enfrentam a epidemia e transmitir todo tipo de  informação sobre o câncer a sociedade, de forma a reduzir o  número de pessoas afectadas.

Uma das missões, é  expandir as ideias ou conhecimentos sobre o  câncer a nível nacional e internacional, tendo em conta aos vários casos que a população, sobre tudo aquelas que acabam de ser excluídas da sociedade.

A organização do projecto, tem em carteira várias actividades durante a semana, onde a sua apresentação está prevista  para esta quinta-feira, com visita ao centro Oncológico e palestras. No período da noite acontece um jantar num dos restaurantes da capital. O encerramento da “Semana Rosa Angola”, acontece no dia 31 do corrente mês, com  entrega dos donativos angariados ao centro de Oncologia.

Veja aqui mais fotos do evento.

Exit mobile version