Ambientalista Fernanda Renée lança livro intitulado “Aves das Zonas Húmidas do Lobito”


A Engenheira de Produção de Petróleo, Fernanda Renée Samuel, que trabalha na proteção ambiental e é fundadora da AmbiReciclo, que promove a economia verde, lançou, nesta terça-feira, 07 de Maio, o seu livro intitulado “Aves das Húmidas do Lobito”, em Genebra, na Suíça.

Foto: Ilustrativa

A obra “Aves das Zonas Húmidas do Lobito”, foi prefaciada pela secretária-geral da Convenção de Ramsar,  Musonda Mumba, e é resultante da catalogação das aves que habitam nas zonas Húmidas do Lobito. O livro tem como objectivo promover a importância destes ecossistemas e inspirar a sua protecção e conservação, uma vez que apenas se protege o que se conhece.

Importa lembrar que em 2022, a Engenheira de Produção de Petróleo foi eleita como jovem campeã das zonas Húmidas pela Convenção de Ramsar. Em 2023 foi nomeada pela mesma convenção como mensageira mundial das Zonas Húmidas. No princípio do ano em curso, Fernanda constou da lista inaugural da legião de mulheres que geram mudanças nas zonas Húmidas,. Foi ainda escolhida pela PNUMA como Finalista do Prémio Jovem Campeão da Terra.

A Convenção sobre as Zonas Húmidas de Importância Internacional Especialmente Enquanto Habitat de Aves Aquáticas, também conhecida como Convenção de Ramsar, por ter sido assinada na cidade iraniana de Ramsar, a 2 de Fevereiro de 1971, é um tratado internacional, que entrou em vigor em 1975.

É considerada o primeiro tratado intergovernamental a fornecer uma base estrutural para a cooperação internacional e acção nacional para a conservação e uso sustentável dos recursos naturais, em concreto, das zonas húmidas e seus recursos

Exit mobile version