Sandra Poulson apresenta instalação “Safe to Visit” na feira para artistas emergentes na Suíça


O novo trabalho da artista angolana Sandra Poulson, integra a secção “Statements” da feira, para artistas emergentes, que vai decorrer entre 13 e 16 de Junho, na Basileia. Com esta participação, a Jahmek Contemporary Art regressa à galeria helvética, após a bem-sucedida exposição inaugural do espaço, em 2022, em que a artista Helena Uambembe ganhou o prémio Baloise.

Foto: Cedida

Em “Safe to Visit”, Sandra Poulson explora as complexas relações com as armas mantidas pela sociedade angolana, como resultado de longos períodos de violência no país. Com base nas memórias da sua infância em Angola e nas da sua família e comunidade em geral, o trabalho da artista investiga a possibilidade de domesticação da guerra através da familiaridade com as próprias ferramentas.

A apresentação de Sandra Poulson na ArtBasel, segue-se à sua participação na Bienal de Veneza 2024, onde foi um dos quatro jovens artistas emergentes a nível global, seleccionados pelo “Biennale CollegeArte”, para integrar uma das principais montras artísticas do mundo.

Sandra Poulson também está actualmente a expor na Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, Portugal, até 30 de Junho de 2024. Anteriormente, participou no Pavilhão Britânico da Bienal de Arquitectura de Veneza 2023 e na Trienal de Arquitectura de Sharjah2023. O trabalho de Poulson toma a paisagem política, cultural e socioeconómica angolana como um estudo de caso, para analisar a relação entre História, tradição oral e estruturas políticas globais.

A auto-etnografia e a arqueologia são usadas para questionar e desvendar redes de existência, destacando os problemas da tarefa de descolonialidade. As instalações de Poulson constituem estudos semióticos; objectos culturais domésticos e omnipresentes são enquadrados como actores, narrando transformações sociopolíticas em curso.

Poulson licenciou-se com um BA em FashionPrint na Central Saint Martins, Londres, Reino Unido (2020), e com um MA em Moda no Royal College of Art, Londres, Reino Unido (2023). Poulson completou comissões de grande escala para várias instituições, incluindo o Pavilhão Britânico na 18ª Exposição Internacional de Arquitectura – La Biennale di Venezia, IT (2023); Bold Tendencies, Londres, Reino Unido (2023); The Sharjah Architecture Triennial 2023, Sharjah, UAE (2023); e a 60ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale diVenezia, IT (2024) seleccionada como parte da Biennale College Art (2024).

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *