Saiba mais sobre a Síndrome do coração partido


Estou com o coração partido”. Esta e uma frase comumente ouvida por quem sofreu alguma decepção amorosa ou viveu algum momento desagradável. O que pouca gente sabe, mesmo entre a comunidade médica, e que o termo e verdadeiro e a doença existem.

coração partido

Descrita pela primeira vez por pesquisadores japoneses no início do da década de 1990, a síndrome de Takotsubo, também chamada de cardiomiopatia induzida por estresse, cardiomiopatia de Takotsubo, ou simplesmente, síndrome do coração partido, trata-se de uma desordem transitória e segmentar do ventrículo esquerdo, na ausência de coronariopatia obstrutiva.

Com aproximada 95% dos casos, a doença atinge com maior frequência indivíduos do sexo feminino, especialmente que se encontram no período pós-menopausa, com idade média entre 60 a 80 anos.

Sintomas

O individuo com o coração partido tem uma tensão percebida do tórax, semelhante a um ataque de ansiedade, Perda de apetite, insónia parcial ou completa, raiva, choque, nostalgia, apatia (perda de interesse), sentimentos de solidão, sentimentos negativos e desespero, perda de auto-estima e/ou de amor-próprio, doença médica ou psicológica (por exemplo depressão), pensamentos suicidas (em casos extremos), náusea, negação e fadiga.

Tratamento

O tratamento desta síndrome habitualmente é de suporte. Embora a maioria dos pacientes apresente pressão baixa, o uso de agentes inotrópicos pode intensificar a doença. Recomenda-se uso de inibidores da enzima de conversão da angiotensina (IECA)/ bloqueadores do receptor de angiotensina (BRA) até o retorno à normalidade da função ventricular; betabloqueadores que, quando utilizados continuamente, podem reduzir recorrências; anticoagulação em presença de trombo ventricular e/ou embolia sistémica.

O prognóstico é bom, havendo recuperação total dentro de aproximadamente 8 semanas após início do tratamento. Embora pouco comum, a recorrência as síndrome de Takotsubo tem sido relatada e aparentemente está relacionada à presença do fator desencadeante.

Siga-nos no Instagram e seja o primeiro a saber das principais novidades do showbiz angolano e do Mundo.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *