Manter saúde intestinal em dia é importante para a qualidade de vida. Quando esse sistema vai bem acontece a digestão e absorção adequada dos alimentos, ausência de doenças gastrointestinais, microbiota intestinal normal, estado imunológico eficaz e sensação de bem-estar. Por esta razão, os endocrinologistas recomendam que se tenha cuidado com os seus hábitos e com o que inclui na alimentação.
Quando se fala em saúde intestinal, refere-se do complexo ecossistema de microrganismos do sistema digestivo. Cada pessoa tem seu ecossistema, que é composto por bactérias, vírus e fungos que habitam o trato digestivo. Para manter a saúde intestinal em dia, é preciso que tudo funcione em harmonia.
Consumir fibras alimentares, presentes em grãos integrais, vegetais e frutas, pode aumentar o volume das suas fezes, promovendo movimentos intestinais e facilitando a evacuação. Por outro lado, a falta desses nutrientes pode trazer reflexos para o trânsito intestinal.
Veja abaixo algumas recomendações para manter o intestino saudável segundo os especialistas:
- Evitar ao máximo as carnes vermelhas, porque alteram a composição do microbioma intestinal, produzindo metabolitos “perigosos” durante o processo de digestão.
- Alimentos ultra processados, ricos em gordura e em açúcares, pois eles podem promover o crescimento de bactérias prejudiciais no intestino.
- Evitar tomar antibióticos, a menos que seja absolutamente necessário. Os mesmo provocam disbiose no intestino, um termo que está associado a uma falta de diversidade nos microrganismos, o que deixa o intestino mais vulneráveis a infeções causadas por germes que vivem dentro e fora do nosso corpo.
- Estresse pode ter consequências mentais e físicas, incluindo um impacto negativo na saúde intestinal.
0 Comentário