Mateus Esteita um mestre sonhador que inspira: “O Bolseiro – A vida de um Dreamer”


606 partilhas

Há mais de duas década que todos os anos o INAGBE tenta do seu jeito ajudar, centenas de jovens sonhadores a conquistarem o tão aclamado sonho pelo “canudo”, a Licenciatura, Mestrado ou o Doutoramento. Mateus António Esteita é um desses jovens que agarrou-se a oportunidade, triunfou, inspirou milhares de outros jovens angolanos e agora vai narrar todo o seu testemunho sobre a sua odisseia pelo maior país do mundo, Rússia, num livro intitulado “O Bolseiro – A vida de um sonhador” que será apresentado neste mês de Agosto na biblioteca Nacional no largo dos Ministérios em Luanda.

Entre os bolseiros angolanos espalhados pelo mundo, uns saem vitoriosos outros nem tanto, Mateus Esteita de 29 anos, está na primeira opção, passou pela Rússia e deixou um legado inspirador para os que lá chegam, escreveu o seu nome na história da cidade de Ufa, terminou a licenciatura em “Refinação de Petróleo” e terminou o mestrado em “Segurança de Processos na industria de Petróleo e Gás” com Excelência,  diploma de distinção dado aos melhores estudantes, participou de várias entrevistas desde os canais  televisivos russos mais conceituados a revistas, foi um dos jovens voluntários no fórum da BRICs  em 2015 e em 2016 foi orador no fórum dos jovens lideres dos países membros desta organização mundial na sua cidade.

iPixel – Wammo Talatona

Em 2017, Mateus que tem origem humilde, foi eleito o “melhor estudante do ano” da sua cidade, e continua a ser um sonhador, sonha em conquistas coisas grandes sem passar por cima de ninguém, apenas com o dom e talento que Deus lhe deu.

Quanto ao seu primeiro livro, que será comercializado ao preço de 2.500,00 kwaznas, no próximo dia 22 de Agosto na biblioteca nacional em Luanda, “O Bolseiro – A vida de um sonhador”, conta a história e as reflexões do bolseiro descritas em duas personagens; o Ndunguidi e o Lossambo. Duas realidades que acasalam nas estradas de um sonho, e de uma realização.

O livro bolseiro é uma exposição da verdade que corresponde a realidade da maioria dos estudantes bolseiros no exterior do país bem como de estudantes corajosos que por vontade própria deixaram os seus pais para sobreviver por conta própria na diáspora e, as reflexões aqui apresentadas representam uma amostra de uma análise do processo de aprendizagem de muitos citadinos tendo em conta as experiências vividas pelos autores que são aqui representadas pelas personagens.

No meio de várias dificuldades, Ndunguidi e Lossambo vencem vários desafios académicos e se tornam vencedores, e inspiradores, um testemunho de que na vida vale apena lutar e esperar com fé o sucesso que a priori se planta com dedicação, humildade e amor pelo que se faz. Ndunguidi e Lossambo se tornam Dreamers.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

606 partilhas

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *