Manchas brancas na língua pode ser sinal de cancro da língua


144 partilhas

O cancro da língua ou cancro oral é definido como um conjunto de tumores malignos que afectam qualquer localização da cavidade oral, dos lábios à garganta, incluindo as amígdalas e a faringe. Na maioria das vezes, as pessoas que que sofrem deste cancro são ou foram fumadoras durante toda a vida, consumidoras de álcool em excesso ou até alcoólicas.

Manchas brancas na língua pode ser sinal de cancro da língua

A sua localização mais comum é no pavimento da boca, mucosa abaixo da língua, bordo lateral da língua e no palato mole. E metade destes cancros são designados por carcinomas afectando o epitélio da mucosa oral. Os restantes correspondem a formas mais raras de tumores e incluem os linfomas, sarcomas, melanomas, entre outros.

Programas ZAP Viva

O cancro da língua, está associado a índices de mortalidade elevados, que se deve em grande parte ao seu diagnóstico tardio. E como toda doença, em sua etapa inicial, apresenta certos sintomas que são indicadores de que algo está errado, entre elas estão:

  • Feridas na língua, que estão associada ao úlceras ou aftas realmente dolorosas e difíceis de eliminar com tratamento é um dos primeiros sintomas do cancro da língua ou oral. É importante não confundi-las com ferimentos normais ou herpes bucal, portanto, preste atenção ao nível de dor e à sua duração;
  • Dor, elas são causada por não só se centraliza nessa região, mas também pode afectar toda a boca e a garganta;
  • Mau cheiro, pode vir acompanhado de um sabor a sangue;
  • Sangue na língua, é muito importante determinar de onde vem o sangue.

Para ter melhor estado da sua saude bocal é preciso da adopção de um estilo de vida saudável, cessação do consumo de tabaco, diminuição do consumo de álcool, consumo regular de vegetais frescos e frutas como factor protector e visitas regulares ao médico dentista que permitam que tais lesões sejam diagnosticadas nas suas fases mais precoces.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

144 partilhas

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *