O site 9Gag é uma potência da internet e está entre os sites mais acessados do mundo: entre memes, gifs animados, vídeos virais e imagens das mais diferentes naturezas, acumula a incrível marca de 80 milhões de usuários por mês. A plataforma resolveu levar a experiência dos memes para o mundo real, criando o primeiro museu do mundo para memes que está situado na china e funciona também como centro comercial.
Quando se pensa em memes, o 9Gag é um dos primeiros sites a surgir na imaginação. De modos a criar uma maior conexão com este fenómeno da internet, decidiu, levá-lo para o mundo real ao abrir aquele que é o primeiro museu inteiramente dedicado a memes – sejam eles imagens, vídeos ou GIFs.
Segundo o K11, os memes “são mais do que piadas, são a forma como celebramos e satirizamos eventos actuais e como nos criticamos enquanto comunidade”. É, uma cultura da internet.
Para dar vida a este museu, o 9Gag juntou-se ao K11 Art Mall, espaço localizado em Xangai, na China, onde arte e comércio se misturam, criando uma espécie de museu que é também um centro comercial. No caso desta exposição promovida em parceria com o 9Gag, são expostos mais de 100 memes através de estruturas LED, divididos por secções como “In The Meme-time”.
Nesta zona do museu, é possível explorar alguns dos memes que moldaram a cultura online e que ajudaram a que este fenómeno perdurasse até hoje, há ainda uma secção inteiramente dedicada à criatividade dos visitantes: “A Meme is Born” desafia a criar um meme original e, quem sabe, ganhar prémios no valor de 100 dólares.
Quem quiser, pode ainda tirar fotografias para as redes sociais num photo booth especial (Meme Me) ou fazer uma tatuagem temporária (Memeingful Tattoo Station).
O museu dos memes promovido pelo 9Gag no K11 Art Mall poderá ser visitado até 5 de Setembro
0 Comentário