Angolano Kiluanji Kia Henda apresenta sua arte nas Galerias Municipais de Lisboa


O angolano Kiluanji Kia Henda está entre os artistas que apresentará exposições nas Galerias Municipais de Lisboa até abril de 2021, de acordo com a programação deste conjunto de espaços culturais da capital.

‘Something Happened on the Way to Heaven’, de Kiluanji Kia Henda, é o título da exposição que vai inaugurar a 3 de novembro na Galeria da Avenida da Índia, de acordo com a programação delineada pelo diretor das galerias, Tobi Maier, enviada à Lusa.

Publicidade

A mostra resulta da pesquisa do artista angolano na Sardenha, organizada pelo Contemporary Art Museum, em Nuoro, em parceria com a Sardegna Film Commission, a fim de aprofundar o conhecimento do artista desta ilha do Mediterrâneo.

O projecto de Kiluanji Kia Henda, adaptado em colaboração com o curador Luigi Fassi para a exposição em Lisboa, é uma observação do mundo mediterrâneo da Sardenha, interpretado como um paraíso que também implica a presença de seu oposto.

A criação contará com novos trabalhos concebidos pelo artista para a exposição, bem como uma série de trabalhos anteriores, construindo um diálogo entre eles.

Kiluanji Kia Henda foi o vencedor de um concurso realizado pela Câmara Municipal de Lisboa para a criação de um Memorial de Homenagem às Pessoas Escravizadas, a instalar no Campo das Cebolas, com uma plantação de 540 canas de açúcar em alumínio negro, representando o sofrimento provocado por uma economia esclavagista.

 

Lusa


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *