A novela “Nos Tempos do Imperador” estreou na passada terça-feira (10) de Agosto, na Tv Globo com altas expectativas por ser a primeira novela inédita nos tempos de pandemia, a trama traz histórias cativantes que estão a manter os telespectadores atentos. Mas não sós as histórias que estão a despertar o interesse dos amantes da teledramaturgia, pois toda produção foi preparada a pensar no público, os figurinos foram criados para levar também um pouco mais da história e os hábitos da sociedade brasileira daquela época.
Quem gosta de apreciar as releituras da moda não pode perder a novela Nos Tempos do Imperador, a trama promete ser uma aula de história, cultura e estilo. Os looks de Luísa, a Condessa de Barral personagem de Mariana Ximenes, vão resgatar o glamour real do século 19.
Roupas delicadas, sofisticadas e com atitude. É assim que se traduz o figurino de Luísa, por isso, a personagem de Mariana Ximenes vai usar muitas roupas com bordados, cintura marcada, mantilhas, trajes de montaria, jóias e acessórios como chapéus.
A actriz escureceu o cabelo, recorreu ao uso de lentes escuras nos olhos e usa cinco perucas diferentes para fazer os penteados. E, claro, os fios sempre alinhados e coque altos com tranças, a sua personagem é uma mulher moderna, empoderada e foi educada na Europa por isso, domina diversos assuntos e tem visão contemporânea para a época.
Para compor o visual mais sofisticado, vestidos de seda pura e veludos ganham destaque, peças com detalhes em renda dão um toque mais romântico e feminino. Força e determinação são traduzidos no visual mais despojado e com poucos espartilhos. Com muita riqueza nos detalhes, o figurino tem o objectivo de levar ao público um pouco mais da história e hábitos da sociedade. O guarda-roupa é predominantemente composto por peças na cor verde esmeralda, que é um símbolo da elegância e da sofisticação, cada personagem tem uma cor, que transmite a sua personalidade.
“A personagem de Mariana Ximenes é uma baiana arretada, criada na corte francesa e que retorna ao Brasil como professora das princesas Isabel e Leopoldina. A sofisticação dos materiais como a renda tradicional de Bruxelas ficou na memória afectiva dela. Todos os figurinos foram feito nos Estúdios Globo”, contou a figurinista Beth Filipecki .
O conceito internacional de moda upcycling, de reciclar peças antigas e transformar em novas, foi usado nos bastidores da novela. Os figurinistas Beth Filipecki e Renaldo Machado tiveram 70% do material oriundo de acervo da Globo.
Marina Ximenes interpreta Luisa, a Condessa de Barral, na nove