Yuri da Cunha e Zico Maboazuda cantam na gala de estreia do Big Brother


Os músicos Yuri da Cunha e Zico Maboazuda vão cantar neste domingo (20), na gala de estreia da nova edição do Big Brother que este ano decidiu  juntar dois países irmãos com séculos de história em comum. Os mesmos sofrimentos sócio económicos, mesma riqueza cultural e língua, mas também algumas diferenças, que os tornará únicos, Angola e Moçambique.

Zico Maboazuda

A Gala de Estreia do Big Brother Angola e Moçambique está marcada para 20 de Março, pelas 19:00 de Luanda e 20:00 de Maputo, no Jango Magic, canal 513 da DStv.

Yuri da Cunha é um dos mais renomados cantores angolanos, conhecido como o “showman”, com um estilo musical individual enraizado nos ritmos de Angola, semba, kizomba e kazukuta. É natural do Sumbe, província de Kwanza Sul.

Foi em 2004 que, com a música “Makumba”, venceu o Top Rádio Luanda e desde então só tem vindo a somar êxitos. Mas foi na sua terra natal que começou, ao vencer um concurso de rua, e a sua primeira música “Amigo” esteve no Top Rádio Pio em Luanda, o que o tornou conhecido.

Hoje, com uma percurso com mais de 20 anos, Yuri da Cunha tem editado 4 álbuns, nomeadamente “É tudo amor” em 1999, “Eu” de 2005, “Kuma kua kié” de 2009 e o “Intérprete” em 2015,  o mais recente trabalho discográfico, composto por 15 temas,  que conta com a participação de Ary, Suzanna Lubrano, C4 Pedro, Alexandre Pires e Nelson Freitas.

Em 2010 participou numa tourné de Eros Ramazzotti, por diversos países da Europa, fazendo a primeira parte de 60 concertos.

Tem no seu currículo inúmeros prémios, como o Rádio Luanda em 2008, na categoria Kianda do Sucesso, pela quantidade de Shows realizados. Ganhou também o prémio de melhor Disco do ano, melhor produção Discográfica, melhor semba e melhor kizomba. Em 2015 venceu o Top dos mais queridos pela segunda vez consecutiva.

No mesmo ano, actuou na cerimónia de entrega dos Prémios da MTV África Music Awards, em que esteve nomeado para 3 categorias, vencendo a de Melhor Colaboração com “Atchu Tchucha”, tema que já tinha sido distinguido na Metro FM Music Awards, na África do Sul.

Este músico moçambicano, radicado na África do Sul, canta com uma dedicação e gosto notáveis o ‘Dzukuta-Pandza’, um estilo que se afirmou há nove anos.

O seu nome real é Anastácio Langa, mas é carinhosamente tratado por Zico da Silva Maboazuda e a sua fama veio com a música “Maboazuda” em 2007, altura em que este sucesso passou a ser tocado em todas as rádios comerciais e festas realizadas no país,

Acredita-se também, que foi através deste tema que se divulgou e se popularizou o estilo Pandza em Moçambique.

Por isso, Zico é considerado o promotor deste novo ritmo que goza de um número crescente de fãs. ‘Dzukuta-Pandza’ é um ritmo que por sinal se inspira na ‘Dzukuta’ ou ‘Zukuta’ um dos associados da ‘Marrabenta’, outro estilo popular moçambicano.

Algumas de suas canções incluem “Vamos Embora”, “Marosana”, “Gostosa” “Maboazuda”, “Mabatata”, “Injeva”, “Mimova”, “Moçambicana Como dança”, “Ama beybe”, etc. Também, ao longo dos anos, criou “Amigo do Zuma”, “Mabarraquene” e actualmente tem alegrado as festas através do seu novo tema “Quadradinho”.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!