A cantora angolana Yola Semedo é a única artista nacional seleccionada para o ”show Kalunga II”, dia 9 deste mês, no Lookal, em Luanda, devido ao reconhecimento do seu trabalho a nível internacional.
Por este motivo, a diva da música angolana disse, em entrevista à imprensa, estar encantada face ao convite, prometendo que vai cantar com muita responsabilidade em nome do povo angolano, diferente das suas incontáveis actuações pelo mundo.
“Por ser a única seleccionada entre os inúmeros músicos competentes que Angola possui, a minha sensação é de muita responsabilidade, porquanto, vou cantar em nome do povo angolano e com muita responsabilidade”, sublinhou.
A cantora, que falava à margem de uma conferência de imprensa de apresentação do elenco musical que se vai exibir por ocasião do relançamento do projecto Kalunga II, indicou que foi escolhida por ser um ser humano capaz de dignificar uma cultura inteira, neste caso a angolana.
“É uma responsabilidade muito grande, mas eu estou preparada para representar o meu povo e a minha cultura. Por ser música ao vivo, nós vamos tentar interagir o máximo possível, vendo a possibilidade de usar a proporção brasileira e tentar criar em palco um mufete” – enfatizou.
De acordo com Yola Semedo, este tipo de intercâmbio é necessário, pois, espera que a roda de amizade sirva para solidificar as bases para parcerias futuras no capítulo cultural entre os dois povos e que venha a abrir novas portas para os músicos angolanos.
“Eu tenho uma certa ligação familiar com o Brasil porque o meu avô era brasileiro de Minas Gerais, e o facto de eu puder ir à terra onde estão as minhas raízes para mim é gratificante. E como artista, claro que tenho intenções de expandir-me pelo mundo todo e o Brasil não fica de fora” – reforçou.
O Brasil, prosseguiu, “é um mercado extremamente difícil de ser conquistado, mas acho que nós já temos bagagem suficiente para fazer trabalhos excelentes e ganhar novos fãs por lá. Por esta razão, peço a Deus para me dar força para fazer um espectáculo digno ao lado destes grandes nomes da música mundial”.
Yola Semedo que vai apresentar dois temas no referido show, disse esperar por mais oportunidades de sentar e conviver com estes músicos brasileiros, por entender que só assim os angolanos poderão passar o pouco que sabem e colher também da experiência e sabedoria destes “forasteiros”.