O retorno do Festival Nacional da Cultura – Fenacult, 25 anos depois da primeira edição (1989), foi aplaudido pela cantora pop angolana Tatiana Durão, que diz estar disponível para participar activamente no evento caso seja notificada.
Tatiana salientou que o regresso deste que é considerado o maior festival cultural do país se afigura como um contributo imenso à carreira de todos os artistas nacionais e à valorização da produção artística angolana.
“ É muito bom e de louvar este tipo de iniciativas, mas precisamos de mais. O angolano é habilidoso de nascença. Eu espero ser surpreendida porque nós angolanos temos a arte na flor da pele” – destacou citada pela Angop a artista.
De acordo com a também modelo e actriz, eventos culturais de grande dimensão e, sobretudo de nível provincial ou nacional, incentivam os artistas a trabalharem com mais entrega, independentemente da actividade, e motiva o surgimento de novos valores.
“Angola tem muito talento, só se precisa de investimentos e apoio. Quando as instituições que regulam o mercado apoiam, os artistas fazem coisas bonitas, susceptíveis de levar a marca e essência angolana para fora. Eu particularmente desejo participar no Fenacult” – manifestou.
O II Festival Nacional da Cultura (Fenacult/2014) realiza-se em todo o país de 30 de Agosto a 20 de Setembro, com o intuito de se promover a coesão e a unidade nacional, assim como o desenvolvimento e protecção das artes angolanas, numa iniciativa do Ministério da Cultura.
O mesmo decorrerá sob o lema “A cultura como factor de paz e desenvolvimento” e contará com espectáculos de música, dança e teatro, sessões cinematográficas, lançamentos e feiras de livros e de discos, desfile de moda, exposição de artes plásticas, instalações artesanais, entre outras actividades.
0 Comentário