É oficial! Canais ZAP Viva, Record TV Africa e Vida TV saem do ar


Aconteceu de acordo com o instrutivo do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS). Mesmos após todos os esforços dos canais para contrapor a medida do orgão de tutela, ZAP Viva, Record TV Africa  viram na madrugada desta quarta-feira (21) de Abril, as suas emissões a serem suspensas pelo Instituto Nacional das Comunicações  (INACOM).

 

“A Multichoice Angola foi instruída pelo INACOM a suspender os canais Vida TV e Record TV Africa das suas plataformas para estar em conformidade com o instrutivo do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social”, pode-se ler no documento que continua dizendo que “como tal, a Multichoice suspendeu esses canais temporariamente, com efeitos às 00h00 do dia 21 de Abril, aguardando esclarecimentos, por parte do orgão regulador, para a resolução deste processo”.

O canal de distribuição por satélite adiantou  que vai notificar os seus subscritores assim que tiver mais informação a respeito do tema.

A Record TV Africa que actua no mercado nacional desde 2005, garantiu na noite desta terça-feira, que o seu canal não seria suspenso uma vez que havia interposto um “recurso hierárquico” contra a decisão da Direção Nacional de Informação e Comunicação do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social de suspender a emissão do canal a partir das 00h00 desta quarta-feira (21).

A medida, decretada pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), abrange também o exercício da actividade dos jornalistas estrangeiros vinculados a TV Record Angola/Record África.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por DStv Angola (@dstvangola)

Por sua vez, o canal ZAP Viva que procedeu esta terça-feira (20) de Abril, a entrega  um conjunto de documentos ao MINTTICS com vista a dar resposta às solicitações, de natureza administrativa, notificadas pelo órgão ministerial, também anunciou aos seus subscritores nas primeiras horas desta quarta-feira que “por motivos alheio ao canal. A emissão foi suspensa e será retomada brevemente”.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por ZAP Viva (@zapviva_oficial) 

Recorde-se que no final da tarde desta segunda-feira (19) de Abril, o MINTTICS, enquanto Departamento Ministerial responsável pela elaboração e execução da política do sector surpreendeu a todos ao divulgar uma nota de imprensa que indicava a suspensão até à sua regularização junto da Direcção Nacional de Informação e Comunicação Institucional, o exercício da actividade de televisão das empresas Rede Record de Televisão Angola Limitada/ Record TV África e dos jornalistas estrangeiros a elas vinculados; a veiculação dos canais ZAP VIVA e VIDA TV; a suspensão dos registos provisórios dos jornais, revistas, páginas web (site) de notícias e estações de rádio sem actividade efectiva nos últimos dois anos.

O ministério assegura que a suspensão das empresas televisivas deverá vigorar até à sua regularização junto da Direcção Nacional de Informação e Comunicação Institucional.

PUB

Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *