Bilionário russo dono do Club AS Monaco terá de pagar US$ 4,5 bilhões para a ex


O oligarca Dmitry Rybolovlev (47) foi obrigado, por uma corte suíça, a pagar o equivalente a 4,5 bilhões de dólares para a ex-mulher.

Elena Rybolovleva e Dmitry

O divórcio pode custar (bem) caro ao bilionário russo Dmitry Rybolovlev. A Justiça suíça ordenou que ele pague cerca de 4,5 bilhões de dólares à sua ex-esposa Elena Rybolovleva – o que tem sido divulgado como o divórcio mais caro da história.

Segundo o jornal The Independent, a decisão foi comunicada nesta segunda-feira (19/05) às duas partes. O Tribunal de Geneva determinou em primeira instância que o bilionário, dono do clube de futebol AS Monaco deverá pagar a exata quantia de US$4.509.375.184,80 à ex-mulher. O valor é a soma de várias propriedades que Elena irá herdar: um resort de ski em Gstaad (vilarejo da Suíça), que vale £86 milhões e outros dois prédios localizados em Cologny, luxuosa área de Geneva – onde o casal morou junto. Elena também ficou com a custódia da filha mais nova do casal, Anna, de 13 anos.

O advogado de Elena, Marc Bonnant, chamou a decisão de “o divórcio mais custoso da história” – um valor inédito na Suíça.  Bonnant defendeu a decisão com uma vitória para sua cliente que. devido às leis da Suíça, tem direito à metade da fortuna construída durante o casamento. A questão é que grande parte dessa fortuna havia sido transferida para empresas localizadas em Cyprus em 2005.

O advogado e sua equipe afirmaram que a justiça suíça provou que “nem mesmo um magnata russo que coloca sua fortuna fabulosa em estruturas como trusts e empresas offshore está acima da lei”. Já a advogada de Rybolovlev, Tetiana Bersheda, defendeu que essa quantia pode abaixar com os recursos que eles pedirão. “Essa não é uma sentença definitiva e nós vamos apelas para a segunda instância”.

O casal se conheceu na universidade Perm, na Rússia e casou-se em 1987. Separaram-se em 2007 e, desde 2008, tem brigado na corte pela divisão dos bens. De acordo com o Independent, a ex-mulher havia pedido £3,5 bilhões (6 bilhões de dólares) ao bilionário conhecido como o “rei do fertilizante”, cuja fortuna foi construída com minas de potássio e que já fizeram dele a 78ª pessoa mais rica do mundo. Actualmente, ele ocupa a 147ª posição no ranking de bilionários da Forbes, com uma fortuna estimada em £5,2 bilhões ( 8,8 bilhões de dólares).

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *