FIFA exclui Cabo Verde do play-off para o Mundial 2014 por má inscrição de jogador


Cabo Verde foi hoje punido com uma derrota por 3-0 frente à Tunísia, ficando assim fora da terceira fase da zona africana de apuramento para o Mundial2014 de futebol, anunciou hoje a FIFA.

C:Documents and SettingsjtadeuDesktop6660001.JPG
O jogador em causa é Fernando Varela, antigo futebolista do Feirense, hoje no Steaua.

A FIFA declarou a derrota de Cabo Verde por 3-0 e colocou no lugar da seleção caboverdiana a Tunísia. A decisão foi tomada esta quinta-feira pela Comissão Disciplinar da FIFA. Cabo Verde foi notificado na terça-feira.

A Federação de Cabo Verde já reagiu, em comunicado.

“Os jogos que opuseram a Selecção nacional e a sua congénere da Guiné Equatorial foram declarados nulos e os efeitos provenientes desta anulação fazem com que todas as sanções ocorridas durante os jogos sejam levantados. O mesmo será dizer que as sanções aplicadas aos jogadores com a amostragem de cartões amarelos ou vermelhos deverão ser limpas, não procedendo para efeitos de jogos posteriores”, escreve a FCF.

Varela tinha sido castigado por quatro jogos. «A FCF está confiante que o seu argumento irá prevalecer e que as regras do jogo, em especial os regulamentos da FIFA sejam respeitados».

Além da derrota, Cabo Verde, que tinha vencido a 07 de setembro a Tunísia, por 2-0, foi ainda multado em 6.000 francos suíços.

Cabo Verde já tinha beneficiado de uma decisão idêntica da FIFA, que deu um triunfo por 3-0 aos “tubarões azuis” sobre a Guiné-Equatorial, por utilização irregular de jogadores na partida de 24 de março, o mesmo em que Fernando Varela foi expulso.

Com esta punição, Cabo Verde acabou o Grupo B com nove pontos, contra 14 da Tunísia, que segue para o “play-off” final, cujo sorteio se realiza na segunda-feira.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *