Barcelona goleia Osasuna, e Messi se torna o Melhor goleador de sempre


Reescrever a história é uma tarefa corriqueira e prazerosa para Lionel Messi. Aos 26 anos, o craque argentino se consagrou neste domingo como o maior artilheiro de toda a história do Barcelona – incluindo amistosos. Ele marcou três vezes, chegou aos 371 gols e ultrapassou Paulino Alcántara, ajudando o Barça a atropelar o Osasuna, por 7 a 0, neste domingo, no Camp Nou, pela 28ª rodada do Campeonato Espanhol.

messi_afp_15

Um dia depois de ver os seus rivais madrilenos vencerem pela margem mínima para segurarem os dois primeiros lugares da tabela, o “Barça” estava obrigado a vencer para voltar a reduzir a distância para o primeiro classificado, o Real Madrid, e para o segundo, o Atlético de Madrid, que agora estão, respectivamente, a quatro e um pontos.

Mas a tarefa não intimidou os catalães, que diante de um Osasuna de fundo de tabela, cedo começaram a mostrar o seu futebol poderoso.

Frente ao Osasuna, o avançado do Barcelona, que já conta com quatro Bolas de Ouro, bateu o recorde de Paulinho Alcântara, que entre 1917 e 1927 marcou 369 golos em 357 jogos, entre jogos particulares e jogos não oficiais.

Com o primeiro golo desta tarde, aos 18’, o argentino igualou o recordista. Mas depois dos golos de Alexis (23’) e de Iniesta (35’), Lionel Messi fez história ao apontar o 370.º golo ao serviço dos “blaugrana”, aos 63’. O argentino bisou e foi distinguido no ecrã gigante em Camp Nou.

O recorde estava superado, mas ainda houve espaço para mais golos: Tello aos 78’ e Pedro aos 91’. Sem esquecer o “hat-trick” do argentino, aos 88’, que o fez passar a barreira dos 370 golos.

Os números chegam a ser assombrosos para a nova era do futebol. Messi, criado nas divisões de base do clube catalão, precisou de 452 jogos em dez anos para atingir tal marca. Dos 371 gols, 344 deles foram marcados em partidas oficiais – 27 em amistosos. Paulino, que defendeu o Barça entre 1912 e 1927, anotou os seus 369 gols (140 oficiais e 229 em amistosos) em 357 compromissos.

Com este triunfo folgado, o Barcelona mantém em quatro pontos a desvantagem para o líder do campeonato, Real Madrid, que no sábado havia vencido o Málaga.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *