Angolanos insatisfeitos com decisão da FAB de dispensar os atletas do Petro de Luanda


Depois de um inquérito feito pelo AngoRussia recentemente em suas redes sociais, foi possível saber o ponto de vistas dos internautas em relação ao comunicado da FAB onde dispensava os atletas do clube Petro de Luanda, da seleção Nacional de Basquetebol, por violarem o regulamento da instituição ao não se apresentarem, sábado, ao grupo de trabalho, uma vez terminada a quarentena institucional que cumpriram devido a sua participação na Liga africana de clubes (BAL), em Kigali (Rwanda), onde o conjunto angolano ficou na 3ª posição.

Por intermédio de um inquérito feito no Facebook e no Instagram do AngoRussia, 67% dos internautas não concordam com a medida disciplinar tomada pela Federação Angolana de Basquetebol, alegando que os atletas dispensados não têm um histórico de rebeldia e possuem uma vasta experiência em competições do gênero. Enquanto que 9% mostrou-se satisfeito com a medida da FAB, destacando que toda organização precisa de disciplina e os atletas suspensos, apesar de apresentarem um bom rendimento desportivo não são a excepção.

Como para toda situação há um meio termo, um outro grupo correspondente a 12%, defende que a Federação devia optar por um diálogo com os atletas, de modo a se inteirar quais causas levou o atraso de mais de dois jogadores em simultâneo e poderia encontrar outro método disciplinar que não lesasse a seleção, pois o grande objectivo é resgatar o bom nome que Angola já tinha relativamente a modalidade.

Vale lembrar que estão suspensos os atletas, Carlos Morais (estremo), Valdelicio Joaquim e Jone Pedro (postes), Gerson Domingos (base), Gerson Gonçalves (extremo-base) e José António (extremo).

A selecção realiza, desde  a passada quinta-feira (10) de Junho, um estágio pré-competitivo na cidade espanhola de Barcelona, onde prevê efectuar jogos de controlo com as formações da Catalunia e Badalona.

O torneio qualificativo aos Jogos Olímpicos realiza-se de 29 deste mês a 4 de Julho, em Kaunas (Lituânia), e Angola está inserida no grupo B com as congéneres da Polónia e Eslovénia.

Eis os atletas convocados:

Hermenegildo Santos, Edson Ndoniema, Malick Cissé, Pedro Bastos, Eric Amândio,  Joshua Kashila, Leonel Paulo, Selton Miguel, Jonatão Jungo, Alexandre Jungo, Jilson Bango, Teotónio Dó, Aboubakar Gakou, Eduardo Mingas e Yanick Moreira.

 

Por: Victória Pinto
Exit mobile version