Afrobasket 2021: Tunísia ergue pela 2ªvez consecutiva o troféu


A selecção da Tunísia revalidou o título de campeã da 30ª edição do Campeonato Africano das Nações em basquetebol sénior masculino, Afrobasket’2021, ao derrotar, a Costa do Marfim, por 78-75, no Pavilhão Arena de Kigali, no Rwanda.

Os Tunisinos que foram vencedores das edições de 2011, em Antananarivo, Madagáscar, em 2017, fizeram história ao erguer pela primeira vez o troféu de modo consecutivo. Cientes das dificuldades que os adversários seriam capazes de criar depois de afastarem o Senegal, a determinação da “Tunísia” começou a se evidenciar nos primeiros minutos, apesar do equilíbrio que durou até a passagem do minuto quatro, altura em que os comandados do técnico alemão Dirk Bauermann se adiantaram no placar.

Publicidade

A Tunísia melhorou nos lançamentos de campo o que lhe garantiu a vantagem no final do primeiro quarto , por 25-18, a partir daí começava a vislumbrar a revalidação do troféu, diante da Costa do Marfim, que persegue o terceiro anel depois de 1981 e 1985. O poste Salah Mejri mostrava-se imparável debaixo do cesto. Do outro lado, os extremos Guy Landy Edi e Jean-François Kebe, tentavam remar contra a maré nas incursões para o ataque, mas prevaleceu o jogo colectivo dos tunisinos que voltou a ser superior, 22-16, apesar de alguns momentos de equilíbrio.

Ao cabo dos primeiros 20 minutos, a Tunísia elevou a vantagem sobre a Costa do Marfim acima dos dois dígitos (47-34), resultado que marcou o final da primeira parte.  No penúltimo quarto, os pupilos de Ignacio Moya tentaram fazer jus a velha máxima de que não existem vencedores antecipados sacudiram a pressão, venceram o parcial, por 25-18, relançaram a partida e foram para o quarto e derradeiro período a perder por seis pontos (59-65).

O jogo estava lançado com uma ponta final electrizante, onde qualquer um dos oponentes poderia garantir a vitória. A Costa do Marfim acreditou mas o tempo não permitiu fazer mais, a Tunísia venceu, por 78-75, e ergueu o título de campeã.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *