Muro entre Estados Unidos e México com previsões de término em 2019


O novo secretário para a Segurança Interna dos Estados Unidos disse à estação de televisão Fox News que o muro entre o México e a fronteira norte-americana tem previsões de conclusão para os próximos dois anos.

O actual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou a construção de um muro de 3200 quilómetros na zona de fronteira entre os Estados Unidos e o México justificando que se trata de uma medida para impedir “a entrada de emigrantes, droga e criminosos” em território norte-americano. Por esta razão, o novo secretário da S.I.E.U, John Kelly,  por via da Fox News veio a público dar mais detalhes sobre a referida construção:

“O muro vai ser inicialmente construído onde for necessário e depois vai ser prolongado. Esta é a forma como eu vejo o assunto”, disse John Kelly à Fox News.

“Espero sinceramente que esteja concluído nos próximos dois anos”, até 2019, disse o novo responsável pela Segurança Interna da Administração dos Estados Unidos.

Kelly acrescentou que a proteção da fronteira corresponde a um “plano faseado” que inclui barreiras físicas assim como sensores eletrónicos e outras “coisas do género”.

O novo responsável pela Segurança Interna, oficial reformado da Marinha dos Estados Unidos, recordou que Trump tem toda a autoridade legal para a construção do muro.

A Casa Branca estima que a construção da nova barreira pode custar entre quatro a dez mil milhões de dólares mas uma publicação do MIT Technology Review prevê que o custo do muro pode ser mais elevado.

Kelly mostrou-se optimista sobre os “aspectos financeiros” do projecto. “Creio que os fundos vão surgir com brevidade” disse acrescentando que a construção do muro pode “começar nos próximos meses”.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!