Vários estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto (FC/UAN) reuniram-se num seminário para discutir questões ligadas às geociências e às oportunidades de carreira em Angola. Os universitários mostraram-se “satisfeitos” e esperam iniciativas semelhantes de outras instituições.
Cerca de 150 estudantes de Geologia, Geofísica e de outras áreas das geociências, a frequentar a Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto (FC/UAN) reuniram-se, na semana passada, em Luanda, para um seminário sobre ‘o papel do geocientista’, promovido pela petrolífera Chevron-Cabinda Gulf Oil Company.
Durante o encontro, que teve como objectivo promover a formação científica e tecnológica dos estudantes
para posterior recrutamento, foram discutidas questões ligadas às geologias das operações e do desenvolvimento, bem como à sua caracterização.
A iniciativa é o resultado de um acordo entre aquela petrolífera e a FC/UAN, que visa a capacitação dos estudantes, devido ao comprometimento com o processo de angolanização dos seus quadros.
A prelectora e supervisora de geociência da Chevron, Vanda Bezerra, explica que isso faz parte de uma estratégia para que os “angolanos comecem a ser enquadrados nas mesmas posições funcionais que muitos expatriados ocupam”, mas para tal, “é necessário que haja angolanos com formação académica qualificada que possam concorrer com os estudantes formados no exterior ”.
Por isso, segundo a formadora, tem havido uma aposta “séria” na orientação dos conhecimentos técnicos para um melhor enquadramento profissional dos estudantes a partir do terceiro ano, numa interacção com profissionais da indústria petrolífera. Para os estudantes, a iniciativa surge de forma “oportuna”, uma vez que se tem tornado difícil conseguir emprego devido ao tempo de experiência que se exige dos estudantes recém-formados.
Oportunidade de carreira
A Chevron pretende oferecer oportunidade de estágios, bolsas de estudo e emprego aos melhores estudantes das geociências que apresentarem, entre outros requisitos, notas a partir dos 14 valores.
Os interessados deverão participar nos seminários realizados gratuitamente pela petrolífera. Este seminário é o primeiro de um total de seis a terem lugar ainda este ano ligados às geociências. O próximo está previsto para 25 de Julho.
Por:Sapo