Retrospectiva2014: Ary, Kyaku, Yuri, C4 e Anselmo entre os artistas que mais venceram prémios


Com o ano prestes a acabar, à AngoRussia começou a fazer a sua lista do temas que marcaram o ano de 2014. Fazendo valer o velho ditado “tu colhes aquilo que semeias”, os músicos angolanos Ary, Kyaku Kyadaff, Yuri da Cunha, C4 Pedro e Anselmo Ralph lideram a lista dos artistas que mais trabalharam e consequentemente que mais distinções receberam ao longo deste ano.

retrospectiva anselmo ary yuri

O ano começou (com prémios) bem para alguns artistas nacionais e está a terminar bem para uns e nem tanto para os outros, o certo mesmo é que vários são os músicos que não poderão reclamar da sorte no ano de 2014. Veja abaixo os artistas que marcaram o ano com prémios, em Angola e fora dela.

Em meio a uma grande contestação, Rui Alexandre, de 19 anos e 1,92 metros de altura, foi eleito Mister Model Angola 2014. Re(veja).

O polémico vídeo da música ‘’Vou te Dar’’ do cantor e produtor Dji Tafinha em parceria com a irreverente Diva Ary e Nelson Freitas conquistou 3 troféus, sendo que dois ’Melhor Colaboração do Ano’’ e ‘’Melhor Vídeo de 2013’’ foram para o autor do hit, Dji Tafinha, e o terceiro foi para Ary como Melhor Intérprete de 2013. Re(veja).

Álbum “Los Compadres” dos B4 (Big Nelo e C4 Pedro) foi o grande destaque por terem arrematado três troféus e em particular o músico C4 Pedro, que foi mesmo o grande vencedor desta edição por ter levado para casa quatro estatuetas no segundo dia do Moda Luanda 2013 realizado em Fevereiro do ano que está prestes a findar. Re(veja).

Multichoice realizou o primeiro Big Brother Angola 100% angolano realizado na África do Sul que teve como vencedor com 72, 17% dos votos o aclamado “Doutor” Larama. Re(veja).

Denominado pela revista People como “o Papa troféus”, Kyaku Kyadaff com o tema “Entre Sete Sete & Rosa ” artista que “ontem” era desconhecido, venceu prémios como “Músico revelação”, “Kizomba do Ano” e “Músico do Ano”, da segunda edição do Angola Music Awards, e conquistou o título de “Músico Revelação” do Top dos Mais Queridos. Re(veja).

Anselmo e Kiaku Kyadaff vencem segunda edição dos prémios “Angola Music Awards 2014″. Anselmo Ralph foi o artista que mais prémios conquistou ( 4 estatuetas das seis categorias em que concorreu) na Gala de Premiação dos AMA2014. Re(veja).

Com a obra “Mungole”, o músico Gabriel Tchiema ganhou o Prémio Nacional de Cultura e Artes 2014, na categoria de música. Re(veja).

Com 23,87 porcento dos votos, Ary foi eleita a cantora “Mais Querida de Angola” pelo Top dos Mais Queridos edição de 2014. Em segundo lugar ficou o artista Yannick com 17,25 por cento dos votos, seguido de Edy Tussa em terceiro com 17,1%. Re(veja).

Artistas angolanos destaques fora de Angola

Fora de Angola, o conceituado músico e compositor angolano, Yuri da Cunha foi distinguido na última edição dos prémios MTV Africa Music Awards “MAMA” com a estatueta de “Melhor Colaboração” ao lado do grupo Uhuru feat DJ Buckz, Oskido, Professor, com o tema “Y-tjukutja” uma versão da música “Atchutchutcha”. Re(veja).

A mesma versão sul-africana (“Y-tjukutja”) da polémica música “Atchutchutcha” do músico angolano Yuri da Cunha, conquistou duas estatuetas nos prémios anual da Metro FM Music Awards. Re(veja).

Já Anselmo Ralph venceu o troféu “Melhor Cantor da lusófonia“, dos prémios MTV Africa Music Awards “MAMA”, uma categoria em que o artista estava a disputar com também angolanos  JD e Yuri da Cunha, juntamente com a moçambicana Lizha James e o cabo-verdiano Nelson Freitas. Re(veja).

Pela primeira vez Angola venceu com José Arnaldo (Mister Angola 2014) o concurso “Mister África International 2014″ deixando para trás vários concorrentes. Re(veja).

O filme angolano ‘I love kuduro’, venceu o prémio de “Melhor Fotografia”, Troféu Andorinha, no Festival Internacional de Cinema, depois de ter esgotado a sessão em Portugal, no DocLiboa, e ter voltado ao Brasil para ser exibido no CineSesc em São Paulo, no Cine Santander Cultura, na cidade de Porto Alegre. Re(veja).

Larama retrospectiva

Nelson Freitas foi o grande destaque da 4ª edição dos prémios Cabo Verde Music Awards “CVMA”, arrecadando cinco estatuetas entre elas a de Melhor videoclipe e a de Melhor Música do Ano, com a música “Bo Tem Mel” que contou com a participação do músico angolano C4 Pedro. Re(veja).

Anselmo Ralph convidado pela primeira vez (também a primeira vez de um artista angolano) para ser Mentor do reality show The Voice Portugal, o compositor angolano venceu o reality com seu candidato Rui Drumond. Mas tempo depois, já como mentor do The VoiceKids Portugal, o Cupido perdeu para a brasileira Daniela Mercury. Re(veja).

Modelo da agência Hadja Models, Carlos Nascimento, Mister Angola 2013, foi eleito o quarto entre os 15 homens mais sexy de África pelo site nigeriano “Talk Media Nigéria”, quem também integra a lista,  é o ex-Mister Angola 2014, Marlon Pacheco que aparece no 10º lugar. Re(veja).

Sucesso absoluto nas rádios e canais de TV nacionais e estrangeiros, “É melhor não duvidar” música da dupla mais bem sucedida dos últimos tempos, B4 (Big Nelo e C4 Pedro) foi eleita a “Melhor Música Estrangeira” e C4 Pedro venceu o troféu de “Melhor Interprete” em São Tomé e Príncipe. Re(veja).

Nástio Mosquito venceu a terceira edição do prémio “Future Generation Art Prize”, o primeiro prémio global para jovens artistas plásticos até aos 35 anos. Re(veja).

Anselmo Ralph ganhou dois discos de Platina pelas vendas do álbum “A Dor do Cupido”, e ainda recebeu o troféu de “Cantor do Ano de 2014″ em Portugal. Re(veja).


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *