A ex-modelo Dasha Zhukova, namorada do bilionário Roman Abramovich, compartilhou foto sentada em uma mulher negra como cadeira, e causou revolta nas redes sociais.
Vez por outra na web aparecem polêmicas de racismo e preconceito. Dessa vez, a envolvida foi a socialite Dasha Zhukova, namorada do bilionário Roman Abramovich – dono do clube inglês de futebol Chelsea e um dos homens mais ricos do mundo. No blog fashionista Buro 24/7, ela compartilhou uma foto sua sentada em cima de uma modelo negra, como se fosse uma cadeira. A it girl e editora do blog, Miroslava Duma, também compartilhou a foto em seu perfil do Instagram, mas após uma enxurrada de comentários revoltados, tirou o post do ar. O problema é que a confusão já estava feita!
“Isso é extremamente racista”, postou no Twitter a Organização de Direitos da Mulher. A editora do blog Fashion Bomb Daily, Claire Sulmers, também mostrou sua descrença. “A imagem é muito clara: uma mulher branca mostrando sua superioridade e quem é que manda na cena. As indústrias da moda e da arte são os bastiões da sociedade onde o racismo tem espaço, como suposta forma de criatividade. Isso precisa parar”.
A foto foi postada por Miroslava, primeiramente, para divulgar a nova edição da revista de Dasha, Garage. O que elas não lembraram é que, enquanto a modelo usada como cadeira estava vestida com roupas de dominatrix, mas sem dominar aparentemente nada na foto, ativistas nos EUA e países ao redor estão lutando para relembrar o movimento dos direitos civis e o trabalho de Martin Luther King pela igualdade racial.
0 Comentário