Trabalhadores da petrolífera Schlumberger entram em greve por tempo indeterminado


Sem sucessos nas negociações entre o Sindicato das Indústrias Petro-Químicas e Metrológicas de Angola (SIPEQMA), que representa os trabalhadores e a direcção da empresa Schlumberger em Angola. Mais de 200 trabalhadores da prestadora de serviço decidiram avançar com uma greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (8) de Dezembro. Em causa está o incumprimento do pagamento dos salários em conversão em moeda estrangeiras, ou seja, o correspondente a taxa de câmbio praticada no país.

Desde 2013 que os salários dos funcionários das empresas de petroquímica e metalurgia de Angola, não são convertidos para o câmbio actual, o que desencadeou uma greve na empresa Schlumberger que teve inicio nesta terça-feira (8).

O representante do SIPEQMA, Luís Manuel realçou em declarações a imprensa que os trabalhadores exigem o reajuste de 100%, ao câmbio actual do BNA de acordo com o instrutivo do BNA, relegando a proposta de aumento de salário em 35% da entidade patronal.

”Os 48 por cento que a empresa continua achando oferecer aos trabalhadores está aquém, da reivindicação dos trabalhadores”, disse um dos trabalhadores.

A Schlumberger, líder mundial de prestação de serviços ao sector petrolífero, está presente em Angola desde 1950, com cerca de 280 trabalhadores, 110 angolanos e 170 estrangeiros.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *