A dependência emocional costuma ter sinais claros, mas que na maioria dos casos quem a possui não consegue enxergá-los. Já alguma vez viu-se tomado pela sensação de não conseguir viver sem outra pessoa?
Geralmente uma pessoa emocionalmente dependente projecta todas as suas expectativas em outra e, passa a depender de outrem para se sentir feliz, capaz, tomar decisões e até mesmo para se sentir amado. O ciúme, controle e possessividade são indicadores dessa dependência.
Diversos especialistas como psicólogos e terapeutas familiares, alegam que esta dependência faz o amor se transformar em uma obsessão que domina a mente e faz sofrer, e que isto pode levar o indivíduo a cometer suicídio por emerger em profunda depressão, baseada em pensamentos negativos.
Existem vários sintomas da dependência emocional como a tristeza intensa, incapacidade de ficar sozinho, ciúmes, idealizações, incapacidade de realizar actividades fora do relacionando, e outros. É comum alguns desses sinais aparecerem no início do relacionamento devido o chamado fogo da paixão, em que o apego inicial estimula em nada pessoas a vontade de estar perto do parceiro, porém, quando surge a dependência emocional, esses sinais tendem a intensificar-se, tornando-se cada vez mais significativos no padrão de vida da pessoa.
O tratamento mais comum é a psicoterapia, que ajuda o sujeito a reconhecer a doença e as armadilhas cognitivas que o levam ao sofrimento e infelicidade, resolve os principais sintomas, melhora a autoestima, desenvolve o reconhecimento de competências e ajuda na aquisição de autonomia.
0 Comentário