Os cartões multicaixas são hoje amplamente usados, mas há situações, como o caso de ficar retido num ATM, que obrigam o utilizador a realizar um conjunto de acções para recuperá-lo. Neste artigo o AngoRussia reuniu algumas dicas que podem servir-lhe de apoio em caso de contratempos.
Os ATM’s continua a ser um recurso muito utilizado pelos angolanos que ali recorrem para os mais variados movimentos bancários como consulta de saldo, recargas de telemóvel pré-pago, pagamento de serviços como subscrições de acesso à Internet, pacotes de TV, e transferências bancárias.
Antes de destacar o que fazer, entenda que um cartão pode estar retido por diversas razões desde a rejeição do cartão, que pode simplesmente dever-se a um erro de leitura do seu chip e outros incidentes como:
- Demora ao retirar o cartão após de concluída a operação
- Demasiados códigos secretos, (PIN) errados
- Cartão expirado
- Cartão inválido
- Cartão em lista negra
- Retenção por instrução da entidade emissora
- Avaria da máquina
- Ataque contra o sistema multibanco.
Em caso de retenção, o utilizador pode seguir os seguintes passos:
- Se o ATM estiver dentro de uma agência bancária e em horário de expediente desta, entre e informe a um funcionário o sucedido;
- Após uma operação, o cliente deve contactar de imediato o banco emissor do cartão que pode estar caducado;
- A máquina pode ter igualmente avariado e haver o risco de alguma fraude, sobretudo se, em simultâneo, surgir uma mensagem para retirar o cartão;
- Sem perder de vista o cartão, procure apoio na agência.
Apertem bem o Fly, ele pode saber o paradeiro deste gatuno! Kkkk