Flappy Bird será retirado do ar neste domingo por decisão do criador do jogo


Flappy Bird, sucesso das plataformas iOS e Android, vai ser retirado do ar. Em seu Twitter, o criador do game, Dong Nguyen, pediu desculpas aos fãs e informou a novidade. O game gratuito será removido da App Store e Google Play em aproximadamente 22 horas, prazo que chega ao fim neste domingo (9).

Flappy Bird

Flappy Bird, o famoso jogo para smarthphones e tablets, despede-se neste domingo às 17h00. O criador do pássaro que os jogadores tentam desviar de barreiras cilíndricas verdes diz que “não aguenta” mais o sucesso da sua produção e vai, por isso, retirá-lo das lojas onde se pode descarregar.

O fim do jogo, que é actualmente a aplicação gratuita mais popular na sua categoria, foi comunicado pelo seu criador na rede social Twitter. Nguyen Ha Dong pediu desculpa aos jogadores, garantiu que “isto não está relacionado com questões legais”, justificando apenas que “não aguenta” mais. Disse também que não pretende vender os direitos a ninguém e adiantou que vai continuar a produzir outros jogos.

“Perdão, usuários de ‘Flappy Bird’, daqui a 22 horas, irei retirar ‘Flappy Bird’ do ar”, escreveu Nguyen. “Não posso mais aguentar”, complementou o criador em sua declaração. Recentemente, ele escreveu no microblog que estava farto de lidar com a imprensa e a pressão que estava recebendo por conta da atenção que seu jogo ganhou nos últimos dias.

Ainda que o game utilize alguns objetos retirados de outros jogos mais famosos, como os canos verdes de Super Mario Bros., Nguyen alega que a decisão de terminar com Flappy Bird não tem qualquer relação com isso. “Isso não está relacionado com problemas legais. Eu só não consigo mais aguentar”, complementou.

Nguyen ainda respondeu a alguns de seus seguidores no Twitter, quando perguntado se ele venderia o game ou a marca. “Também não venderei o ‘Flappy Bird’. Por favor parem de pedir”, disse. Mas ele garante que não vai abandonar a indústria: “Eu ainda vou fazer jogos”, finalizou o autor.

Aparentemente, Flappy Bird continuará funcionando em aparelhos onde já está instalado, mas seu download deve mesmo ser removido em breve das lojas de aparelhos da Apple e Android.

Nguyen Ha Dong está a receber várias mensagens no Twitter a questionar a decisão, que foi tomada pouco depois de ter anunciado que iria desenvolver a mesma aplicação para os telemóveis da Microsoft, pelo que os seus seguidores estranharam o revés. Segundo a Reuters, Nguyen Ha Dong não tem respondido às mensagens e mantém o seu telemóvel desligado desde que cancelou a entrevista que iria dar à agência de notícias.

Apesar de Dong negar questões legais, dois amigos avançaram à Reuters que a Nintendo terá enviado uma carta ao criador de Flappy Bird, já que este se inspirou no jogo Super Mário desta empresa. Porém, a empresa japonesa negou qualquer intenção de avançar para um processo legal.

Na terça-feira, Dong já tinha pedido, também através do Twitter, que os meios de comunicação parassem de o contactar, dizendo que estão a “sobrevalorizar” o jogo e que queria “paz”, e que não “arruinassem” a sua “vida simples”.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *