Chamadas via Skype e WhatsApp poderão ser enquadradas como serviços de telecomunicações


A Comissão Europeia quer mais regulação para as empresas digitais que fazem chamadas ou trocam mensagens de texto a partir de número de telefone. Chamadas via Skype e WhatsApp poderão passar a ser enquadradas como serviços de telecomunicações.

Chamadas via Skype

Segundo avança o Financial Times, o Whatsapp, do Facebook, e o Skype, da Microsoft, e outras empresas norte-americanas que oferecem serviços de chamadas online que atuem no mercado europeu estarão sujeitas a novas regras de segurança e privacidade.

Publicidade

As mudanças deverão ser oficialmente anunciadas pela Comissão Europeia em Setembro, com medidas concretas estimadas apenas para o final do ano, aquando da revisão da legislação europeia sobre privacidade.

Definir modelos para o armazenamento de dados pessoais dos utilizadores e a forma como estas aplicações podem faturar com a venda de dados dos clientes serão algumas das potenciais medidas.

 O objetivo é tirar estas empresas da ‘área cinzenta’ e aproximar a regulação entre os grupos de telecomunicações tradicionais e os agora concorrentes diretos na internet.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!