A província do Uíge recebeu, nesta segunda-feira, 15 novos autocarros para o transporte público de passageiros em rotas urbanas e intermunicipal, o que que vai melhorar substancialmente a locomoção dos habitantes nas principais vias e artérias da região.
Os transportes públicos foram apresentados e entregues pelo Secretário de Estado para a Aviação Civil, Carlos Borges, na sequência do programa do voo inaugural Luanda-Uíge, retomado hoje.
“Acreditamos que a ligação intermunicipal e transportes urbanos são elementos essenciais para a mobilidade dos populares e o funcionamento normal da região, agora, cabe a província lançar os concursos púbicos para que o sector privado possa gerir e criar o emprego local, pois é o objectivo”, afirmou Carlos Borges.
Para o Governador Provincial, José Carvalho da Rocha, os novos transportes públicos vão melhorar não só a mobilidade das pessoas da cidade, mas também abrir novas rotas de circulação tais como Ambuíla, Cangola, Bembe, de modo a abranger um maior número da população beneficiária destes autocarros.
Manuel Domingos, Director Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos do Uíge, que vê diariamente populares a circularem a pé por falta de condições para pagar um táxi normal, está agora mais descansado.
“Estes 15 autocarros vieram numa boa altura para servir a população que muito tem clamado por mais oferta deste serviço público, principalmente na rota do aeroporto, onde as senhoras domésticas e muitos populares que não têm possibilidade de pagar um táxi normal. A partir de afora, circular de autocarro vai facilitar bastante”.
Por: Regina Ngunza
0 Comentário