Testes pré-embarque deixam de ser obrigatórios em Angola


O Ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Francisco Furtado,  anunciou, nesta quinta-feira (31) que, os testes antes da viagem para o exterior e o interior do país deixam de ser obrigatórios, sendo apenas exigida a apresentação do certificado de vacinação com as duas doses da vacina.

Francisco Furtado, que falava durante a actualização do Estado de Calamidade Pública no Centro de Imprensa Aníbal de Melo, em Luanda, explicou que apenas devem fazer o teste pré-embarque os cidadãos que não tomaram as duas doses de vacina contra covid-19.

Ao anunciar as novas medidas que entram em vigor a partir de hoje, e vigoram até 14 de Maio, a autoridade anunciou a alteração do tempo de duração do Decreto Presidencial, agora com 45 dias, ao contrário dos 30 habituais. Referiu, contudo, a possibilidade de ser alterada pontualmente, se a situação o exigir.

Por outro lado, Francisco Furtado alerta os cidadãos a continuarem a tomar as medidas de precaução, para não serem surpreendidos pelas novas variantes. Por isso, o novo Decreto mantém a obrigatoriedade do uso de máscara na via pública, à excepção dos cidadãos na condição de interlocutores ou moderadores de actividades, que o podem fazer sem a máscara, desde que estejam alguns metros de distância dos demais presentes.

O governante lembrou que cidadãos acima dos 12 anos devem continuar com o processo de vacinação e reafirmou a exigência da apresentação do certificado de vacina para os locais públicos e privados.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *