Taxistas tencionam paralisar os serviços para reivindicar carteira profissional


Associação dos Taxistas de Angola (ATA), alertou nesta quarta-feira, 1 de Fevereiro, que a classe pretende paralisar os serviços de táxis em Agosto ou Setembro próximo para reivindicar a implementação da carteira profissional.

Foto: DR

Segundo o presidente da ATA, Rafael Inácio, que prestava declarações à Lusa, entre várias preocupações dos taxistas, a carteira profissional é um dos factores determinantes para possível paralisação dos serviços.

“Estamos a discutir sobre a carteira profissional e entendemos que caso não se efective no oitavo ou nono mês do ano há probabilidade maior de uma paralisação, caso as autoridades não atendam as preocupações candentes dos taxistas, sobretudo a carteira profissional”, disse o presidente da ATA.

Rafael Inácio, destacou que a discussão sobre a carteira profissional da classe, dura há cinco anos, no princípio de 2022, na sequência da última greve, as autoridades prometerem solucionar, mas até o momento nada se alterou no processo.

“Até agora nem água vai e nem água vem. Prometeram-nos que a carteira seria um facto, em 2022, e até agora nada e achamos nós que era uma promessa meramente eleitoralista e política, acima de tudo”, reportou.

Rafael Inácio diz que a profissionalização da classe interessa todos os taxistas do país, para garantir maior organização.

“A nossa maior luta neste momento é a profissionalização da actividade, daí que decidimos ressuscitar o assunto e continuar a solicitar a quem de direito para que a profissionalização seja um facto, sob pena de voltarmos a paralisar”, declarou.

A última greve dos taxistas em Luanda aconteceu há um ano, paralisação que criou enormes constrangimentos aos cidadãos a nível de várias localidades da capital.

Exit mobile version