Filme angolano “Nossa Senhora da Loja do Chinês” nomeado ao prémio de “Melhor Filme” no Festival Pan-Africano de Cinema, de Ouagadougou


O filme angolano de longa-metragem de ficção “Nossa Senhora da Loja do Chinês”, escrito e realizado por Ery Claver, encontra-se entre os seleccionados para a competição de “Melhor Filme”, no maior festival de cinema africano, “Festival Pan-Africano de Cinema de Ouagadougou”, “FESPACO”, a realizar-se de 25 de Fevereiro à 05 de Março. 

Foto: Geração 80

Segundo um comunicado de imprensa submetido ao AngoRussia, o curta- metragem está a concorrer a posição de “Melhor Filme”, e também para o prémio Étalon d´Or de Yennenga, numa categoria onde serão exibidos produções cinematográficas desafiantes e inovadoras com grandes narrações de vozes emergentes e estabelecidas, celebradas com o grande prémio atribuído por um júri internacional.

Antes do festival no Burkino Faso, o filme vai igualmente estar em exibição no “Göteborg Film Festival”, e em Fevereiro fará a sua estreia em Lisboa.

O enredo gira em torno do casal Bessa e Domingas que vivem uma nuvem fúnebre sobre eles e sobre a casa. Quando um comerciante chinês traz para um bairro de Luanda uma singular imagem de plástico sagrada de Nossa Senhora, uma mãe enlutada busca a paz, um barbeiro atento inicia um novo culto e um jovem desorientado procura vingança por seu amigo perdido. Este bizarro conto urbano revelará uma família e uma fachada de cidade cheia de ressentimentos, ganância e tragédia.

O filme que estreou mundialmente em Agosto de 2022, no Locarno Film Festival, já esteve em exibição no “International Film Festival of Índia”, “Porto Post Doc Film Festival”, “Festival do Rio”, “BFI London Film Festival” e “Film Fest Ghent”.

Exit mobile version