Sonangol opta por novo método para seleccionar candidatos à bolsas de estudo


A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola Sonangol vai implementar um novo sistema de selecção para o Programa de Bolsas de Estudo Externas, anunciou ontem, segunda-feira, a instituição.

Sonangol

Em nota de imprensa chegada à Angop, a petrolífera avança que os futuros candidatos deverão concluir tal programa e só assim poderão concorrer à formação no exterior do país.

O documento esclarece que com a introdução desse ajustamento, a Sonangol pretende proporcionar aos candidatos a aquisição de competências susceptíveis de inverterem o actual quadro e, consequentemente, melhorarem de forma substancial as taxas de sucesso no ingresso imediato nas melhores universidades seleccionadas.

Um dos grandes objectivos do Programa de Bolsas de Estudo Externas é a inscrição dos bolseiros da Sonangol nos cursos seleccionados e nas mais conceituadas universidades.

“Entretanto, a avaliação feita aos programas anteriores, especialmente para o período 2013-2014 e 2014-2015, com bolseiros em diferentes universidades e países resultou numa taxa de sucesso muito reduzida (cerca de 1/3) em temos de ingresso imediato nas melhores universidades seleccionadas”, lê-se na nota.

Tal situação, de acordo com a Sonangol, obrigou a que se recorresse as universidades alternativas, com qualificação inferior, à formação preparatória (ano zero), assim como à extensão do período para obtenção de proficiência linguística, quando aplicável.

AR/Angop


Gostou? Partilhe com os teus amigos!