Sobe para 63 número de vítimas mortais da chuva no Lobito


O número de vítimas mortais em consequência da forte chuva , que caiu na noite de quarta-feira sobre a cidade do Lobito, subiu de 47 para 63, segundo dados da Comissão Provincial de Protecção Civil Bombeiros, em Benguela, divulgados pela Angop.

Chuva

De acordo com a fonte, dentre os mortos contabilizados até ao momento, estão 35 crianças.

A maioria das vítimas mortais é da Zona Alta da cidade do Lobito, onde a chuva deixou um raio de destruição sem precedentes, principalmente nos bairros Alto Acongo, Vicongo, Bela Vista e Novo.

A título de exemplo, no Bairro Novo as águas das chuvas atíngiram um caudal de até 3 metros, inundando e destruindo residências, incluindo o templo duma igreja.

As operações de buscas de corpos desaparecidos continuam em pontos considerados críticos, com uma equipa de Bombeiros e nadadores-salvadores que procuram entre lixo e lamaçal cadáveres.

Dos 63 corpos removidos, cinco foram já entregues a familiares para a realização dos funerais, enquanto 58 estão na morgue dos hospitais do Lobito e Catumbela.

Com o objectivo recolher informações mais detalhadas sobre a real situação dos sinistrados pela chuva e moradores em situação de risco, a comissão multisectorial de assistência às vítimas continua a visitar as localidades afectadas, onde há indícios de um número considerável de desaparecidos e casas destruídas.

O Presidente da República José Eduardo dos Santos, atribuiu de instruir o Governo provincial de Benguela no sentido de adoptar medidas conceituadas com esse momento difícil, principalmente de apoio material e moral as famílias desalojadas e afectadas pelo desaparecimento do seus ente queridos e também de protecção civil de forma a minimizar os prejuízos sofridos.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *